terça-feira, 28 de abril de 2009

INFUÊNCIA DA CULTURA AMERICANA NO BRASIL

A cultura dos EUA tem uma grande influência no resto do mundo, e em especial no mundo ocidental. A música esta estadunidense é ouvida em todo o mundo, e os filmes e programas televisivos estadunidense podem ser vistos quase em todo os paises.Há aqui um contraste muito grande com os primeiros tempos da república, quando o país era visto como um território agrícola com pouco a oferecer aos centros culturalmente avançados do mundo da Ásia e Europa.
Com pouco mais de dois séculos de idade, quase todas as maiores cidades dos EUA oferecem instalações e actuações de música clássica e popular, Música Cristã Conteporanêa (CCM - Conteporany Christian Music) e música Gospel (termo usado no Brasil também para a Música Cristã Contemporânea), centros de pesquisa histórica, científica e artística e museus, actuações de dança, musicais e peças de teatro, além de eventos ao ar livre e arquitetura de significado internacional. Este desenvolvimento é resultado de contribuições quer de filantropos privados, quer de fundos governamentais.
Os Estados Unidos são também um grande centro de educação superior, com mais de 1500 universidades, institutos superiores (colleges) e outras instituições de ensino superior, cujos melhores exemplos estão entre as mais prestigiadas e avançadas instituições do mundo.


CINEMA

O cinema dos Estados Unidos da America, além de uma forma de expressão cultural específica de um povo, é também uma das mais bem sucedidas indústrias de entretenimento do mundo. Apesar de nem todos os filmes dos Estados Unidos da América serem produzidos em Hollywood, a localidade tornou-se sinonimo desta indústria nacional. A influência do cinema norte-americano no resto do mundo é avassaladora e permanece, geralmente, como uma referência para o público que, em termos gerais, prefere esta cinematografia aos filmes do seu país.




LITERATURA


A literatura dos Estados Unidos da América pode ser considerada como fazendo parte da Literatura inglesa ou como um ramo literário distinto. A literatura norte-americana inicial deve muito às formas e estilos originários da Europa. por exemplo, "Wieland" e outros romances de Charles Brockden Brown (1771-1810) inspiram-se directamente nos romances góticos que então eram escritos na Inglaterra. Mesmo as narrativas impecavelmente urdidas por Washington Irvig (1783-1859) - principalmente Rip Van Winkle e The lengend of Sleepy Hollow - parecem claramente europeias apesar de a acção se desenrolar no Novo Mundo




TEATRO

O teatro nos Estados Unidos da América é baseado na tradição ocidental, na sua maioria emprestado dos estilos de performance que prevaleciam na Europa na época de sua introdução no país. Hoje em dia, está fortemente interligado com a literatura, filmes, televisão e música norte-americana e não é incomum uma mesma história ser recontada em todas estas formas. Regiões com cenários musicais significativos freqüentemente possuem fortes tradições teatrais e de comédia também. O teatro musical pode ser a forma mais popular: é certamente uma forma mais viva de teatro e as coreografias de sucesso dos palcos acabam indo para a televisão e filmes. Hoje em dia os teatros estão juntos com a musica.Os lugares de Teatro são muito cheio,pois são peças engraçadas,romanticas ou até mesmo de uma vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário